quarta-feira, 1 de julho de 2020

Ambrozio Bonora nasceu em 1873 em Inzago, uma pequena cidade na região de Milão, Itália. O fim da escravidão produz grande demanda de mão-de-obra nas Americas, e ainda pequeno junto com seus pais embarca para o Brasil em busca de melhor qualidade de vida e oportunidades.
A viagem dura cerca de 40 dias em situação precária. Em um navio superlotado, a falta de higiene, escassez de comida e água potável, a presença da cólera, peste e febre-amarela adoeciam muitos e matavam familiares e companheiros de viagem. Muitos barcos eram impedidos de desembarca por conta das doenças transmissíveis.
Ambrozio, agora em São Carlos no interior de São Paulo, trabalha na roça juntos com seus irmãos para sua sobrevivência. Com 20 anos ele se casa com Isoletta Felini, imigrante italiana que trabalha na mesma fazenda.
O casal tem 6 filhos. Antônio Bonora é um deles. Com 7 anos de idade, Antônio filho de imigrantes e sem acesso à educação formal trabalharia na fazendo a sua vida toda.
Antônio Bonora morador da fazenda Santa Maria em Itápolis casou-se com Luiza Vicentin Bonora, também filha de imigrantes italianos. Tiveram 7 filhos, dentre eles Dorvalino Bonora.
Dorvalino Bonora conheceu Nereide Aparecida Batista, filha de imigrantes alemães que vieram fugidos da guerra, e se casaram na mesma fazendo Santa Maria. O casal por sua vez tem 6 filhos, e com grande esforço migram para a cidade grande, Campinas, e constroem a primeira casa própria de toda uma geração.
Luiz Carlos Bonora é o segundo filho do casal. Luiz também começou a trabalhar na roça muito cedo, e não teve a chance de concluir o ensino básico. Se tornou metalúrgico, e casou-se com Cacilda Brito da Costa.
O casal tem 3 filhos. O primogênito, Victor Bonora, um dia faria o caminho inverso, e embarcaria para a Itália em busca de melhores oportunidades.
Entender a história dos que vieram antes de mim, é entender também a minha história. Minha gratidão por todas as gerações de Bonoras que me antecederam e que, de alguma forma, me trouxeram até aqui - um imigrante que a 5 anos mora longe de sua terra natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário